Colorimetria: o que é e para que serve?

Dicas

Mudar os cabelos pode ser simples, mas isso envolve todo um conceito e aplicação de uma ciência chamada Colorimetria. Quando o assunto é beleza, sempre buscamos formas de aperfeiçoar técnicas e procedimentos com a finalidade de destacar o que há de melhor em cada um.

Entre as possibilidades de procedimentos para dar aquela renovada no visual, a coloração é uma das mais procuradas nos salões de beleza. 

Não sabe o que é Colorimetria? Então, continue lendo este artigo que a Ponto Bela te explica!

colorimetria-o-que-e-e-para-que-serve

O QUE É COLORIMETRIA?

Podemos chamar a Colorimetria de matemática das cores, pois ela é uma ciência conhecida em diversas áreas para determinar cores a partir de avaliação de matiz, intensidade e saturação.

Dessa forma, para aplicá-la, é necessário o conhecimento aprofundado dos tipos de tons e de como eles se comportam em relação aos outros. 

Quando utilizada para a aplicação nos cabelos, essa ciência é conhecida como Colorimetria Capilar e serve de base para que o profissional cabeleireiro atinja a coloração desejada.

Além disso, é um grande diferencial do profissional. Assim, ele pode auxiliar seus clientes na identificação de cores que combinem adequadamente tons e contrastes e, também, processos de neutralização.

colorimetria-o-que-e

No círculo cromático, toda cor possui uma outra oposta a ela, o que faz com que ambas se anulem. Essa estratégia, então, é muito útil para os cabeleireiros, pois permite modificar o tom dos fios somente com a combinação de cores.

Ademais, essa combinação costuma ser feita com a cor já presente nos fios e um tonalizante, ou até mesmo com duas cores das tintas misturadas sobre os fios descoloridos.

Com tantas possibilidades diferentes, conhecer a composição da Colorimetria pode ser determinante para profissionais que querem manter um trabalho bem-feito.

colorimetria-o-que-e-e-para-que-serve

Saber calcular as cores das tintas e prever seus efeitos nos fios é essencial para alcançar bons resultados. O cabeleireiro é o mais indicado para essa tarefa, já que, além de tonalidades, é capaz de identificar diferentes texturas e estruturas de cabelos.

Entendendo todos os passos da Colorimetria, o cabeleireiro pode alcançar tonalidades diferentes a partir de uma cor já presente nos fios. 

VANTAGENS DA COLORIMETRIA

  • Evita a necessidade de diversos procedimentos químicos para acertar a cor desejada, garantindo a saúde dos fios;
  • Reduz as chances de o profissional errar na cor e mais satisfeitos ficarão seus clientes em cada trabalho realizado;
  • Realça a beleza natural do rosto, com a harmonização do tom do cabelo;
  • Economiza produtos, visto que o profissional não vai precisar realizar diversos testes de misturas até encontrar o tom ideal.

Este é apenas um panorama geral sobre a Colorimetria, mas já dá para perceber a importância de conhecer a matemática das cores.

 

Fique atento ao nosso blog para mais informações!

Icon PontoDestaques

10 melhores produtos para cabelos ressecados em 2024

Dicas: Crie um ambiente agradável para o seu salão de beleza

Icon PontoMais Lidas

Icon PontoMais Buscados Hoje

Ver Mais

Voltar ao topo