Erros que todo cabeleireiro deve evitar

Dicas

Tanto para cabeleireiros iniciantes, como para profissionais, é importante se atentar aos detalhes no serviço e no atendimento. Pensando sempre em te ajudar a ser o melhor na sua profissão, a Ponto Bela te mostra os principais erros que todo cabeleireiro deve evitar:

1. RESPEITE A VONTADE DOS SEUS CLIENTES

Faça o que foi pedido!

Vocês já devem ter ouvido pessoas reclamando que pediram para cortar apenas um dedinho de comprimento, enquanto o cabeleireiro cortou bem mais. Nunca faça isso!

Mesmo que o cabelo precise de um corte maior, respeite a vontade dos cliente para evitar insatisfações. Como profissional, você pode, no máximo, sugerir um corte maior e esperar o acordo. 

Seus gostos pessoais podem não ser os dos clientes

Clientes podem evitar finalizações de procedimentos com penteados profissionais, difíceis de serem replicados em casa. Dessa forma, isso pode gerar um contentamento temporário e, então, uma decepção, quando a finalização do salão for impossível de ser usada no dia a dia.

Atualmente, muitos preferem cortes e penteados simples de cuidar no cotidiano. Assim, nada como conversar com seus clientes e entender exatamente o que desejam, até mesmo na finalização, não é mesmo? 

2. NÃO FAÇA O QUE NÃO SABE

Pode parecer óbio, mas seja honesto com seus clientes! Não faça o que você não tem domínio como, por exemplo, um corte específico, platinação ou alisamento. É melhor avisar que não sabe fazer o procedimento do que tentar e dar errado.

Caso isso ocorra, o cliente vai ficar insatisfeito e isso vai afetar a reputação do seu salão. Ademais, se no salão tiver um outro profissional mais experiente, peça ajuda ou orientação. Contudo, o ideal é não fazer nenhum procedimento do qual você não tenha segurança em realizar.

erro-que-o-cabeleireiro-deve-evitar

3. NÃO PROMETA ALGO QUE NÃO TEM CERTEZA

Não garanta, por exemplo, que um alisamento terá 100% de efeito logo na primeira aplicação. Principalmente se a cliente tiver cachos muito definidos e/ou volumosos.

Nesse caso, é provável que, para atingir o resultado desejado, seja necessária mais uma aplicação, posteriomente. Garanta apenas o seu empenho máximo!

4. ATENÇÃO AO TEMPO

Não tem coisa pior do que não cumprir um procedimento por conta da má administração do tempo. Isso pode ser perdoável para iniciantes, mas cabeleireiros experientes não podem cometer esse erro.

Os mais profissionais sabem quanto tempo cada tipo de procedimento demora. Assim, eles devem organizar uma agenda com base nessa informação. Nenhum cliente gosta de ficar esperando!

5-erros-que-todo-cabeleireiro-deve-evitar

5. SEMPRE FAÇA TESTE DE MECHA

Não realizar o Teste de Mecha deve ser o pior erro de um cabeleireiro. Isso pode comprometer o cabelo de clientes e, consequentemente, a sua reputação e a do seu salão.

Dessa forma, antes de utilizar qualquer tipo de química nos cabelos, é de extrema importância realizar o Teste de Mecha (ou prova de toque). Através do teste, você verificará se os fios estão nas condições ideais para a transformação e qual o tempo de ação do produto naquele cabelo.

Fique atento a essas dicas e mais conteúdos assim em nosso blog, para se tornar um cabeleireiro de sucesso!

Icon PontoDestaques

10 melhores produtos para cabelos ressecados em 2024

Dicas: Crie um ambiente agradável para o seu salão de beleza

Icon PontoMais Lidas

Icon PontoMais Buscados Hoje

Ver Mais

Voltar ao topo