Falsa caspa: o que é e como evitar?

Dicas

Todos já conhecem a caspa! Trata-se de uma descamação no couro cabeludo, que provoca pontinhos brancos que se espalham por todo o cabelo, caindo até mesmo nos ombros e roupas. Porém você sabia que também existe a falsa caspa? 

Dessa forma, com o diagnóstico incorreto, pessoas que não possuem caspa acabam recorrendo a produtos anticaspa, e isso pode causar problemas! Isso porque o shampoo anticaspa remove todo o excesso de óleo na raiz dos cabelos, reduzindo sintomas como coceira e ardência.

Assim, em cabelos sem caspa, os fios podem ressecar quando esses produtos são usados com uma frequência além da necessária. 

Diante dessa situação, um cabeleireiro profissional deve ser capaz de diagnosticar ambos os casos e orientar seus clientes sobre os devidos cuidados. E a Ponto Bela traz tudo o que você precisa saber sobre a falsa caspa:

O QUE É FALSA CASPA?

A falsa caspa leva esse nome por seu aspecto ser muito semelhante à caspa: pontinhos brancos que se espalham por todo o cabelo. Mas o que os diferencia é a causa.

Assim, enquanto a caspa “verdadeira” ou dermatite seborreica é uma doença inflamatória no couro cabeludo, a falsa caspa é resultado do acúmulo de produto nos fios, atingindo principalmente os cabelos cacheados e crespos (mas podem atingir todos os tipos de fios).

Esse problema geralmente ocorre devido ao uso excessivo e/ou inadequado de produtos finalizadores, como cremes para pentear e gelatinas capilares.

Imperceptível nos fios molhados, a falsa caspa aparece depois que os fios já estão secos. Sem encontrar saída, muitas pessoas acabam lavando os fios novamente, já que a falsa caspa não pede um tratamento dermatológico, mas pode causar incômodo estético.

falsa-caspa-o-que

COMO EVITÁ-LA?

  • Sempre aplicar o produto com os cabelos ainda úmidos;
  • Menos é mais! Não exagere na quantidade de creme aplicado, coloque apenas o necessário;
  • Mantenha a hidratação em dia, pois um cabelo ressecado favorece muito o acúmulo de resíduos;
  • Acrescente óleos vegetais na finalização do cabelo, visto que além de nutrir os cachos, o produto também sela as cutículas;
  • Utilize produtos com ação anti-flake, desenvolvidos para evitar os floquinhos brancos que podem se formar no couro cabeludo ou pelo comprimento dos fios.

Um cabeleireiro bem informado é capaz de garantir a fidelidade de clientes, por isso, continue acompanhando o blog da Ponto Bela para mais informações sobre o mundo da beleza e dos cosméticos!

Icon PontoDestaques

10 melhores produtos para cabelos ressecados em 2024

Dicas: Crie um ambiente agradável para o seu salão de beleza

Icon PontoMais Lidas

Icon PontoMais Buscados Hoje

Ver Mais

Voltar ao topo