Guia de inverno: como cuidar dos cabelos no frio?
Dicas
O Brasil é um país de clima tropical. Por conta disso, estamos pouco acostumados com um frio intenso e nem sempre preparados para mudanças de temperatura. Assim, surge o questionamento: Como cuidar dos cabelos no frio?
Temperaturas baixas costumam causar a desidratação da pele como um todo, incluindo o couro cabeludo. O cabelo pode cair mais facilmente, além de ficar opaco e sem vida. Por sorte, para evitar que isso aconteça, existem algumas atitudes simples que podem minimizar ou até reverter esse quadro.
Como já falamos no blog, os cuidados com o cabelo variam de acordo com a estação do ano. Pensando nisso, a Ponto Bela separou dicas que todo cabeleireiro profissional deve ter na ponta da língua sobre como cuidar dos cabelos no frio:
Contents
EVITAR ÁGUA QUENTE
Esse é um hábito que mudamos assim que surgem as épocas mais frias: tomar banhos quentes.
Mas não deveria ser assim!
A água quente pode gerar maior ressecamento da pele e couro cabeludo. Desse modo, ela estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais oleosidade. Logo, o ideal é tomar banho com a água morna para evitar este efeito.
E não adianta tomar um banho quente e depois apenas finalizar com um jato mais frio, pois a glândula já foi estimulada a produzir mais sebo!
LAVAR EM DIAS ALTERNADOS
Muitas pessoas evitam lavar o cabelo no frio e ficam com ele sujo por dias! Ainda assim, mesmo que no inverno a necessidade de lavar o cabelo seja menor, não dá para espaçar muito a higienização.
Logo, a falta de limpeza estimula a produção de oleosidade. Mais tarde, isso pode resultar em coceira e queda capilar. O recomendado é lavar em dias alternados, ou espaços de no máximo dois dias.
NÃO ABUSAR DO SECADOR NO FRIO
Especialmente no frio, as pessoas costumam abusar do secador e o colocam na temperatura máxima, para secar os fios o quanto antes. Contudo, isso detona e agride o couro cabeludo e pode resultar em feridas ou na queda capilar.
Sempre reforce a importância do protetor térmico para suas clientes. Além disso, ressalte que ele deve preceder toda ferramenta de calor (secador, chapinha, babyliss). Ademais, no caso do secador, é importante instruir seu cliente para mantê-lo por, mais ou menos, 30cm de distância da cabeça.
HIDRATAÇÃO SEMANAL
Se engana quem pensa que a hidratação é dispensável em climas frios. O combo água quente + secador (muito comuns no inverno) exigem hidratação extra ao cabelo.
Nesse caso, máscaras de tratamento são recomendadas até duas vezes na semana, além de uma hidratação mais potente no salão uma vez por mês.
LEAVE-IN É UM ALIADO
No frio, o cabelo fica mais estático (conhecido como o frizz do inverno) de modo que ele tende a arrepiar. Assim, indique um Leave-in específico para cada tipo de curvatura para os clientes.
A finalização com este creme facilita na hora de desembaraçar, reduzir o frizz e ainda dar mais brilho.
ACESSÓRIOS COM MODERAÇÃO
Para se proteger do frio ou até cobrir o cabelo sujo (visto que muitas pessoas resistem ao banho nessa época), muitos optam por utilizar acessórios na cabeça, como chapéus, bandanas, bonés, boinas ou gorros.
Apesar de estilosos, caso o cabelo esteja sujo, eles vão apenas contribuir para a oleosidade do couro cabeludo. Principalmente, se o uso for diário ou por muitas horas.
SHAMPOO SECO PARA EMERGÊNCIAS
O shampoo seco é uma das alternativas para fugir dos banhos no frio. Esse produto é semelhante a um talco que ajuda a retirar o excesso de sebo do couro cabeludo.
Porém atenção: ele só deve ser usado em emergências e nunca deve ser estimulado como um hábito diário, visto que sua formulação não remove toda a sujeira.
Um cabeleireiro profissional deve estar preparado para tirar quaisquer dúvidas de seus clientes, em qualquer época do ano. Confira mais dicas assim em nosso blog!
Mais Buscados Hoje
Ver Mais