Antes de tudo, o cronograma capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo composta por três tratamentos essenciais para a saúde dos fios: hidratação, nutrição e reconstrução.
Cada um desses passos trata o cabelo de uma maneira específica, de acordo com as necessidades de cada fio. Então, resumidamente, o cronograma capilar consiste em seguir uma ordem de produtos durante a semana.
Essa rotina é recomendada para todos os tipos de cabelo, sejam lisos, ondulados, cacheados ou crespos, independente também da textura e curvatura!
Dessa forma, o tratamento inclui até cabelos oleosos, com químicas como tintura ou progressiva e os danificados/quebradiços.
Assim, o intuito do cronograma é evitar cabelos danificados por fatores externos como, por exemplo, poluição, cloro da água, fontes de calor ou químicas.
HIDRATAÇÃO
Em primeiro lugar, a hidratação é, definitivamente, o tratamento capilar mais conhecido do mundo, responsável por repor a água e os nutrientes perdidos naturalmente todos os dias.
Dessa maneira, esse procedimento se torna indispensável para conquistar fios muito mais bonitos, saudáveis e livres do frizz e ressecamento, devido ao seu poder de proporcionar maciez, brilho e movimento.
NUTRIÇÃO
Já a nutrição, é responsável pela reposição dos lipídios aos cabelos, ou seja, de uma gordura natural produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.
Ademais, a função dessas móleculas é gerar uma camada protetora nos fios, deixando-os mais brilhantes, macios, flexíveis e com as cutículas alinhadas.
Assim, essa etapa é especialmente indicada para cabelos ressecados, seja pela ação de procedimentos químicos, uso frequente de secadores e chapinhas, poluição ou simplesmente pela falta de cuidado dos fios.
Dica Ponto Bela: Caso o cabelo esteja muito ressecado, é recomendado realizar a umectação noturna, que consiste em banhar os cabelos em óleo vegetal como, por exemplo, Óleo de Rícino, Óleo de Coco ou Óleo de Argan.
Dessa forma, você é capaz de devolver nutrientes que estejam faltando na fibra capilar e, então, devolver brilho e maciez aos fios.
RECONSTRUÇÃO
A reconstrução age na reposição de proteína dos fios, sobretudo da queratina, que proporciona força, resistência e elasticidade.
Então, ao sentir os cabelos quebradiços, finos e porosos, devido às ações químicas, o melhor caminho para a restauração da fibra capilar é a reconstrução.
Dessa maneira, por ser a etapa mais potente do cronograma capilar, ela deve ser feita com base na necessidade do cabelo. Ou seja, é recomendada apenas para fios extremamente danificados e elásticos, que precisam recuperar toda a massa capilar perdida.
Além disso, os fios ainda devem passar pela reconstrução capilar semanalmente. Do contrário, a cada 15 dias é o período mais indicado.
TESTE DE POROSIDADE
O ideal é que o cabeleireiro auxilie suas clientes na hora de elaborar o cronograma capilar, mas antes é preciso saber qual a necessidade de cada cabelo.
Assim, para ter certeza de qual é o tratamento adequado para cada caso existe um truque chamado Teste de Porosidade.
Para realizar o teste, então, basta cortar um pedaço do fio de cabelo, de preferência da parte da nuca. Depois, jogar o fio em um copo com água, por cerca de 1 a 2 minutos e, enfim, analisar a situação:
Se o fio boiar, o cabelo precisa de hidratação. Trata-se, afinal, de um sinal de que os fios estão ressecados, ásperos e sem movimento
Se o fio não boiar nem afundar, o cabelo precisa de nutrição. Nesse caso, os fios embaraçam com facilidade, estão muito arrepiados e, além disso, sem brilho.
Se o fio afundar, o cabelo precisa de reconstrução. Por fim, se isso acontecer, os fios estão quebradiços e com menos densidade, ou passaram por algum procedimento químico recente.
COMO FAZER UM CRONOGRAMA CAPILAR?
Para alcançar ótimos resultados com o cronograma capilar, o ideal é intercalar os três procedimentos, de acordo com os resultados do teste.
Ademais, vale lembrar que esta é uma rotina de cuidados completa, desenvolvida com base nas necessidades específicas que cada cabelo apresenta.
Por isso, instrua seus clientes a seguir à risca a etapa de que os fios mais precisam para um cronograma mais eficiente!
Além disso, é ideal que o cabeleireiro profissional organize uma tabela específica para cada cliente, mas fica aqui a dica da Ponto Bela:
DÚVIDAS FREQUENTES
1. Qual a diferença entre Nutrição e Umectação?
Embora as etapas de nutrição e umectação tenham como único objetivo nutrir os cabelos, são dois tratamentos diferentes.
Dessa forma, é possível realizar a nutrição com máscaras nutritivas ou óleos, e a umectação com óleos vegetais ou minerais, como Óleo de Rícino, Óleo de Coco ou Óleo de Argan, por exemplo,
2. Se eu não gosto de uma das fases do cronograma capilar, posso pular?
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados completa, desenvolvida com base nas necessidades que os cabelos apresentam.
Dessa forma, não há para onde correr, para conquistar os efeitos desejados, é importante seguir todas as etapas.
3. Quanto tempo leva para o cronograma capilar fazer efeito?
O ciclo do cronograma capilar dura cerca de 4 semanas. Então, a partir do primeiro mês já é possível sentir os efeitos. Porém, atenção, já que os resultados vão ser melhores com a continuidade do tratamento.
Sendo assim, ao observar a melhora do cabelo, lembre sua cliente de refazer o teste de porosidade ao finalizar as 4 semanas de um ciclo do cronograma. Dessa maneira, ela vai saber se precisa mudar o foco dos tratamentos.
Assim, com essas dicas, você consegue orientar e elaborar um cronograma capilar profissional e eficiente para seus clientes!