Marketing digital para salões de beleza

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O marketing digital é importante para toda e qualquer empresa, incluindo salões de beleza. O crescimento da presença de contas comerciais nas redes sociais, por exemplo, comprovam esse fenômeno.

Assim, nota-se que a presença online é essencial para as empresas na atualidade, ainda mais durante o período de isolamento social. Contudo, por onde começar? Essa é a dúvida que a Ponto Bela tenta responder neste artigo.

Confira agora algumas dicas de marketing digital para o seu salão de beleza!

PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL PARA SALÃO DE BELEZA

1. Pesquisa de mercado:

Estude seus consumidores, concorrentes, ameaças e oportunidades. Assim, você saberá como posicionar seu salão no mundo digital para se destacar no mercado. 

2. Definição de metas e objetivos:

Esta etapa é importante para você conseguir acompanhar os indicadores de performance, que levarão ao resultado. Dessa forma, todos os envolvidos sabem onde a empresa quer chegar, quais resultados quer alcançar e ações que precisam realizar para colaborar com a estratégia.

3. Validação do orçamento:

Faça uma avaliação do seu orçamento para todas as estratégias de marketing que irá implementar no seu salão, pensando no retorno esperado para esse investimento.

 

CRIAÇÃO DA PERSONA 

A persona é, basicamente, a descrição de uma personagem semifictícia, criada com base em dados reais sobre o público-alvo do seu negócio. 

Ela busca representar o seu cliente ideal, para quem a estratégia será direcionada. Para isso, deve-se fazer uma pesquisa com consumidores para entender o perfil e as dores do seu público.

Ademais, a análise de dados com Google Analytics e Facebook Insights também permite colher informações para a criação da sua persona.

ESCOLHA DAS REDES SOCIAIS 

As redes sociais podem alavancar seu negócio: alcançar mais pessoas, fortalecer a lembrança da marca e construir um relacionamento com o público. Então, é preciso concentrar esforços nos canais em que o seu público está e para os quais você realmente conseguirá se dedicar.

1. Instagram:

Esta plataforma é essencialmente voltada para o visual, com uma série de recursos para marcas. Entre eles, estão: a venda de produtos pelo Instagram Shopping, transmissão de lives, criação de vídeos no IGTV e parcerias com influenciadores. Além disso, os posts do Feed e Stories possuem inúmeros recursos para trabalhar estratégias de marketing, inclusive para fazer anúncios.

2. YouTube:

O YouTube é a plataforma de vídeos online mais utilizada. Assim, ao criar um canal para o seu salão de beleza, você também pode publicar vídeos com tutoriais de penteados, dicas de maquiagem, indicações de produtos e outros assuntos que engajem o público. Você ainda pode anunciar a sua marca em outros canais, para aumentar o seu alcance.

3. Facebook:

Aqui você pode publicar posts com dicas e novidades sobre o seu trabalho, além de interagir nos comentários. Ademais, a criação de um grupo para o salão de beleza (ou apenas para clientes VIP) também é uma solução para engajar o público e criar uma comunidade em torno da marca.

 

redes-sociais

4. Pinterest:

Assim como o Instagram, o Pinterest também é uma rede voltada para o visual.

Diante disso, os usuários procuram imagens como referências para seus projetos. Então, você também pode estar lá para inspirar as pessoas com publicações do trabalho dos profissionais do salão, por exemplo, ou a curadoria de imagens que agradem o seu público.

CONTEÚDO RELEVANTE 

Os usuários só vão acompanhar a sua marca se receberem conteúdos relevantes e consistentes. Assim, entre os conteúdos mais publicados para o nicho estão dicas de saúde e beleza, o “antes e depois” de penteados e maquiagens, imagens dos bastidores do dia das noivas, tutoriais de maquiagem e rotina de skin care.

O que levar em consideração na hora de publicar?

  • Pesquisa sobre os concorrentes;
  • Palavras-chave e hashtags mais usadas no setor de beleza;
  • Definir as melhores datas e horários para publicar;  
  • Manter a frequência de postagens de acordo com o ciclo de consumo;
  • Definir um calendário mensal de postagens;
  • Agendar suas publicações com antecedência.

TRÁFEGO PAGO

Posts orgânicos possuem um alcance limitado, tanto nas redes sociais, quanto nas buscas do Google.

Dessa forma, investir em mídia é necessário para potencializar os seus resultados e fazer com que a sua estratégia de marketing seja eficiente. Assim, o tráfego pago permite segmentar o público que você deseja atingir e alcançar pessoas mais qualificadas.

Diante disso, as mais utilizadas são: Facebook Ads, Google Ads e Instagram Ads.

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INBOUND MARKETING

Inbound marketing também é conhecido como marketing de atração, já que procura atrair o interesse dos clientes com conteúdos relevantes e nutrir o relacionamento com eles até que estejam prontos para comprar.

  • Blog de conteúdo: Publicar conteúdo em um blog é uma maneira de ganhar visibilidade e tráfego orgânico do Google. Além disso, é uma forma de engajar o seu público com conteúdos relevantes sobre beleza, saúde e bem-estar.

  • Conteúdo diferenciado: Uma maneira eficiente de engajar o público é usar um dos formatos que a sua audiência mais gosta, como os vídeos. Esses vídeos podem ser ao vivo ou gravados. Ademais, o conteúdo em vídeo tem o poder de humanizar a marca, atrair e envolver o público. 

  • Nutrição de leads: Depois de atrair pessoas interessadas, você pode enviar conteúdos mais aprofundados para nutrir os leads e conduzi-los ao longo da jornada de compra. Enviar e-mail marketing, por exemplo.

  • Base de e-mails de potenciais clientes: Dessa maneira, você estabelece uma comunicação próxima com os leads para ajudar a amadurecer sua decisão de compra. Assim, colete os e-mails de quem demonstrar interesse no seu negócio para construir a sua base de contatos e enviar conteúdo relevante e segmentado a eles.

Estas são apenas algumas dicas de marketing digital para salões de beleza, existem muitas outras! Para conferir mais conteúdos assim, confira as seções especiais de Dicas e Negócios da Ponto Bela.

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